Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5317
Título: Os Efeitos da Lei 12. 403/11 sobre o Código de Processo Penal Brasileiro
Autor(es): Barboza, Artur Araújo
Palavras-chave: Processo Penal
Lei 12.403/11
Medidas Cautelares
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: A Lei 12.403/11 criou nove novas medidas cautelares distintas da prisão, adaptando o Código de Processo Penal aos dogmas da Constituição Federal e dos tratados internacionais. As novas cautelares tem o intuito de que o juiz evite a decretação da prisão cautelar, escolhendo dentro do rol de medidas cautelares diversas da prisão, uma ou mais medidas, aplicando e ajustando estas as circunstância do fato e as condições pessoais do indivíduo, desde que sejam suficientes para tutelar à eficácia do processo. Tal temática terá uma grande importância tanto para o meio jurídico, quanto para a sociedade em geral, pois visa amoldar as normas processuais penais, no que diz respeito à prisão, medidas cautelares e liberdade provisória, aos princípios e normas insculpidos na Constituição Federal de 1988. Além disso, a nova reforma trás pontos polêmicos que precisam ser analisados, visto que, amplia as possibilidades de intervenção estatal na liberdade do cidadão e possui relevância no âmbito jurídico, pois, servirá de auxílio aos profissionais aplicadores do direito, no tocante da utilização das medidas cautelares de natureza pessoal. Logo, para se conseguir esse objetivo, é necessário realizar um estudo detalhado a respeito das medidas cautelares diversas da prisão, analisando seus conceitos, aplicações, cabimentos, pressupostos e procedimentos. A metodologia de estudo foi a pesquisa bibliográfica de cunho doutrinário, utilizando-se livros, revistas, jornais e informações obtidas na internet sobre a reforma e as inovações que a Lei 12.430/11 trouxe para o Processo Penal brasileiro. A resposta obtida foi que as medidas cautelares trazidas pela Lei 12.403/11 são um meio eficaz e suficiente para substituir e alcançar a finalidade tutelada pela prisão preventiva. De fato, com o uso das medidas cautelares diversas da prisão, a tendência é que com o passar o tempo inicie-se uma redução gradativa do número de prisões cautelares decretadas e aumente o número de medidas cautelares mais moderadas aplicadas pelo judiciário. Entretanto, é mister salientar que, se o acusado descumprir a medida cautelar a ele imposta, ou esta for insuficiente, o juiz poderá decretar a prisão cautelar em substituição a estas medidas. A Lei 12. 403/11 trouxe significativas vantagens, tendo em vista a importância que esta tem para o ordenamento jurídico de nosso país, pois regula o Código de Processo Penal de acordo com a nova conjuntura da Constituição Federal e com os tratados internacionais de que o Brasil faz parte.
Descrição: BARBOZA, Artur Araújo. Os Efeitos da Lei 12. 403/11 sobre o Código de Processo Penal Brasileiro. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5317
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Artur Araújo Barboza.pdfArtur Araújo Barboza509.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.