Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5369
Título: A metafísica da avaliação escolar: implicações objetivas e subjetivas na vida do aluno
Autor(es): Mano, José de Paula Rodrigues
Palavras-chave: Educação
Avaliação
Metafísica
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a avaliação escolar e as suas implicações para a vida do aluno. Aborda-se a avaliação escolar em sua essência e existência buscando apoio para essa compreensão na metafísica de Aristóteles e na sua doutrina das quatro causas. Que são: causa eficiente, material, formal e final. Busca-se a fundamentação teórica também nas obras de mestres da modernidade que se dedicaram à discussão deste tema tão amplo e complexo que, se bem trabalhado na escola poderá trazer: alegria, sucesso, justiça, inclusão social, cidadania, entre outros. Caso contrário, provoca: tristeza, repetência, injustiça, evasão escolar, exclusão social, traumas para o aluno; prejuízos para a escola, para o Estado e para a sociedade. A justificativa assenta-se na observação do cotidiano e em dados estatísticos da Paraíba sobre um grande número de alunos reprovados. A avaliação escolar precisa ser repensada neste século para contribuir na construção de uma educação de qualidade. E não deve servir de gargalo para a evolução do conhecimento humano e nem para o desenvolvimento da vida do aluno.
Descrição: MANO, José de Paula Rodrigues. A metafísica da avaliação escolar: implicações objetivas e subjetivas na vida do aluno. 2014. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5369
ISSN: CDD 371.27
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ DE PAULA RODRIGUES MANO.pdfPDF - José de Paula Rodrigues Mano975.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.