Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5378
Título: Caracterização dos danos morais nos casos de atraso na entrega de imóveis
Autor(es): Wanderley, Daniel Quirino
Palavras-chave: Direito do consumidor
Danos morais
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor o entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre a caracterização dos danos morais nos casos de atraso na entrega de imóvel e refletir sobre a melhor forma de assegurar a proteção dos direitos extrapatrimoniais em conflito. Para tanto, utiliza-se do método hipotético-dedutivo aplicado à revisão bibliográfica, quando do retorno ao estudo sobre a correta conceituação dos danos morais, passando por seu conceito negativo; pela alteração negativa do estado anímico do individuo; e pela conceituação como lesão aos direitos da personalidade. Investiga-se, também, a possibilidade de caracterização dos danos morais nas relações contratuais, inclusive nas relações de consumo. Restou constatado que, embora a jurisprudência tenha como tradicional o entendimento pela não caracterização dos danos morais no caso de atraso na entrega de imóvel, já é visível uma mudança do pensamento sobre a questão, haja vista que recentes julgados estão admitindo tais danos, conciliando, assim o entendimento jurisprudencial e o doutrinário que, por sua vez, é majoritário nesse sentido.
Descrição: WANDERLEY, Daniel Quirino. Caracterização dos danos morais nos casos de atraso na entrega de imóveis. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5378
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Quirino Wanderley.pdfDaniel Quirino Wanderley519.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.