Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5386
Título: Segurado especial: aspectos contributivos e sociais frente ao regime geral de previdência social
Autor(es): Rodrigues Junior, Elton Roberto
Palavras-chave: Seguro social
Segurado Especial
Trabalhador Rural
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O segurado especial como categoria de segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social avança cada vez mais na conquista de seus direitos sociais. Mas o desenho do arcabouço legislativo previdenciário sofreu diversas alterações para que este avanço refletisse de forma efetiva e eficaz na realidade vivida pelo trabalhador rural. Hodiernamente, diante da insignificante contribuição do segurado especial para o sistema da previdência social, surge um questionamento crítico a respeito da legitimidade da sua inserção no regime previdenciário. A despeito dos argumentos contrários a sua manutenção no sistema previdenciário, o segurado especial está constitucionalmente acobertado pela previdência, já que esta representa um sistema eminentemente solidário e pautado na proteção social. Neste sentido, uma interpretação legislativa sistêmica e finalística contribuem de forma considerável na construção de uma previdência social cada vez mais moderna e eficiente no que diz respeito à persecução dos seus objetivos sociais.
Descrição: RODRIGUES JUNIOR, Elton Roberto. Segurado especial: aspectos contributivos e sociais frente ao regime geral de previdência social . 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5386
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elton Roberto Rodrigues Junior.pdfElton Roberto Rodrigues Junior642.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.