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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lucena, Josegley Andrade de | |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T16:20:02Z | |
dc.date.available | 2014-10-09T16:20:02Z | |
dc.date.issued | 2014-10-09 | |
dc.identifier.other | CDD 100 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5400 | |
dc.description | LUCENA, Josegley Andrade de. O diálogo como princípio metodológico para a disciplina de filosofia na educação de jovens e adultos-EJA. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta do diálogo como princípio norteador na metodologia do ensino de filosofia no Ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA, tendo como argumento principal as ideias do filósofo de linguagem, Bakhtin. O ensino de filosofia na escola básica brasileira ainda se resume às metodologias tradicionais, em que alunos e professores aprendem e ensinam presos aos padrões curriculares estabelecidos. A disciplina de filosofia assim ministrada não atende às necessidades vivenciais dos estudantes da modalidade citada, pois se tratam de indivíduos acima da faixa etária normal do ensino médio regular. A prática do diálogo como metodologia é sugestiva para melhorar a capacidade reflexiva do estudante frente à sua existência e conectá-la com a experiência filosófica adquirida com o conteúdo da discussão em sala de aula. Além de Bakhtin, outras tendências que apoiam o uso do diálogo foram revistas e, poderão, se possível, serem comparadas. Abordamos aqui uma análise a partir do cotidiano escolar por se tratar de assuntos como alteridade, interação coletiva, práticas de ensino, etc. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em Bakhtin e o Círculo, como principal fonte, e nas obras de Platão, Arendt, Habermas e Krishnamurti como fontes secundárias. Concluímos este trabalho com a ideia de que o jogo de interação deve estar presente na aula de filosofia para dar o movimento dinâmico no discurso e na fala dos participantes do diálogo e a sensação de busca inesgotável e de inacabamento de conhecimento entre os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eliete Correia dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.title | O diálogo como princípio metodológico para a disciplina de filosofia na educação de jovens e adultos-EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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