Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Juçara Maria de França-
dc.date.accessioned2014-10-09T17:33:43Z-
dc.date.available2014-10-09T17:33:43Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5428-
dc.descriptionSILVA, Juçara Maria de França. Evasão escolar na EJA: um estudo de caso da escola municipal de ensino fundamental e médio Deputado João Fernandes de Lima. 2014. 78f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA evasão escolar nos dias atuais vem assumindo um papel de destaque na problemática da educação brasileira. Na Educação de Jovens e Adultos assume contornos ainda maiores. A emergência desta realidade enfatiza a necessidade de diagnosticar as causas da evasão, apontando estratégias de enfrentamento deste problema na educação brasileira. Neste sentido, assumimos neste trabalho o objetivo de investigar as principais causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, por meio de um estudo de caso, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Deputado João Fernandes de Lima, localizada no município de Capim/PB. Na referida escola tem sido crescente a preocupação de toda a comunidade escolar em relação ao alto índice de evasão, sobretudo na EJA. Além disso, minha atuação nesta escola com a modalidade em questão foi o elemento decisivo na busca de uma compreensão mais apurada acerca das possíveis causas que levam esse alunado, cheio de peculiaridades, a evadir da escola. Nesta construção assumimos, em nosso percurso teórico-metodológico os preceitos da pesquisa qualitativa, utilizando também dados estatísticos e censitários na análise do fenômeno em questão. Embora a evasão seja uma realidade comum a outras escolas do sistema educacional brasileiro, não é possível generalizá-la, fato que fortalece nossa opção por pesquisa estruturada nos moldes do estudo de caso. Os resultados apontam que a ocorrência da evasão está diretamente relacionada a questões como: instabilidade das atividades laborais exercidas pelos educandos da EJA; dificuldade de aprendizagem em seus múltiplos aspectos; distância entre a realidade de vida dos educados e as exigências da escola formal; ausência de propostas de formação dos educadores que lhes permitam atuar de modo adequado a esta modalidade, acrescidos da falta de motivação por parte dos educandos e da própria escola. Neste sentido, este estudo contribui, ao sistematizar os dados da evasão na escola investigada, para qualificar o debate em torno dos desafios da Educação de Jovens e Adultos na contemporaneidade, favorecendo a busca de meios que possam assegurar a permanência desse alunado em sala de aula, como direito e condição de cidadaniapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEvasão escolar na EJA: um estudo de caso da escola municipal de ensino fundamental e médio Deputado João Fernandes de Limapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juçara Maria de França Silva.pdfJuçara Maria de França Silva916.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.