Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5430
Título: O processo de leitura e escrita no ensino fundamental
Autor(es): Muniz, Maria das Graças Sousa.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Ensino fundamental
Ludicidade
Gêneros textuais
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O processo de aquisição de leitura e escrita pelas crianças do Ensino Fundamental I tem sido refletido pelos educadores que atuam na área de forma bastante extensa. As metodologias aplicadas, as dificuldades apresentadas pelos alunos, o despreparo do professor, entre outros, levam-nos à necessidade de adentrar pelos preâmbulos da leitura e escrita nesta fase da educação escolar. Diante de situações concretas em sala de aula, e de acordo com o contexto sócio cultural em que a criança se insere, este estudo, de natureza bibliográfica, propõe a oportunidade de entendimento do processo ensinoaprendizagem da leitura e escrita, compreendendo e conhecendo o mundo infantil. Para tanto, nos debruçamos em alguns artigos de relevância e textos de livros que nos deram subsídios para estes escritos. Estes estudos têm os objetivos de refletir o ensino da leitura e escrita, identificando metodologias que auxiliam no ensino-aprendizagem do ensino fundamental I; compreender a funcionalidade da leitura e escrita nos meios sociais; reconhecer as especificidades de diferentes gêneros textuais, como poemas e letras de músicas, assim como as da ludicidade no processo de apreensão da leitura e da escrita. Para tanto se dividiram em dois momentos fundamentais: a primeira levou-nos à compilação, seleção e classificação dos textos a serem estudados; a segunda levou-nos à reflexões sobre os pensamentos dos autores escolhidos. Sendo assim, se divide em três partes: a primeira introduz a pesquisa e apresenta nossos motivos de escolha do tema, além dos objetivos; a segunda retrata o problema de nossa pesquisa frente aos conceitos educacionais de leitura e escrita; e, a terceira trata das práticas pedagógicas de leitura e escrita no Ensino Fundamental I.
Descrição: MUNIZ, Maria das Graças Sousa. O processo de leitura e escrita no ensino fundamental. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5430
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças Sousa Muniz.pdfMaria das Graças Sousa Muniz 444.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.