Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muniz, Maria das Graças Sousa. | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T17:37:09Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T17:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.623 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5430 | - |
dc.description | MUNIZ, Maria das Graças Sousa. O processo de leitura e escrita no ensino fundamental. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de aquisição de leitura e escrita pelas crianças do Ensino Fundamental I tem sido refletido pelos educadores que atuam na área de forma bastante extensa. As metodologias aplicadas, as dificuldades apresentadas pelos alunos, o despreparo do professor, entre outros, levam-nos à necessidade de adentrar pelos preâmbulos da leitura e escrita nesta fase da educação escolar. Diante de situações concretas em sala de aula, e de acordo com o contexto sócio cultural em que a criança se insere, este estudo, de natureza bibliográfica, propõe a oportunidade de entendimento do processo ensinoaprendizagem da leitura e escrita, compreendendo e conhecendo o mundo infantil. Para tanto, nos debruçamos em alguns artigos de relevância e textos de livros que nos deram subsídios para estes escritos. Estes estudos têm os objetivos de refletir o ensino da leitura e escrita, identificando metodologias que auxiliam no ensino-aprendizagem do ensino fundamental I; compreender a funcionalidade da leitura e escrita nos meios sociais; reconhecer as especificidades de diferentes gêneros textuais, como poemas e letras de músicas, assim como as da ludicidade no processo de apreensão da leitura e da escrita. Para tanto se dividiram em dois momentos fundamentais: a primeira levou-nos à compilação, seleção e classificação dos textos a serem estudados; a segunda levou-nos à reflexões sobre os pensamentos dos autores escolhidos. Sendo assim, se divide em três partes: a primeira introduz a pesquisa e apresenta nossos motivos de escolha do tema, além dos objetivos; a segunda retrata o problema de nossa pesquisa frente aos conceitos educacionais de leitura e escrita; e, a terceira trata das práticas pedagógicas de leitura e escrita no Ensino Fundamental I. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosilene Agapito da Silva Llarena | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.title | O processo de leitura e escrita no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria das Graças Sousa Muniz.pdf | Maria das Graças Sousa Muniz | 444.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.