Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5431
Título: A educação do campo na agenda política educacional: conquistas e desafios
Autor(es): Pereira, Maria de Fátima
Palavras-chave: Educação do campo
Política pública
Movimentos sociais
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: a discussão em torno da educação do campo nos remete a algumas questões preliminares indispensáveis na compreensão do que atualmente se coloca no campo teórico desta temática. Uma destas questões é a necessária distinção entre campo e rural. Outra é a relação entre educação e sociedade. Neste sentido o presente trabalho traz como tema a educação do campo na política educacional. A partir da questão: qual a trajetória da luta por uma educação do campo e como esta educação foi, nas últimas décadas, se inserindo na agenda política educacional brasileira? Quais as principais conquistas e desafios? Estas questões se constituem como questões orientadas desta pesquisa, que objetiva analisar a trajetória histórica da luta em torno da educação do campo. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter documental, tendo como principais documentos os textos finais das Conferências Nacionais de Educação e a resolução do CNE - CBE nº 1/2003. Como principais resultados e considerações destacamos a forte vinculação do movimento da educação do campo como os movimentos e organizações sociais que lutam pela democratização e posse da terra e que a articulação em prol da Educação do Campo, iniciada na década de 1990, tem se fortalecido e conseguiu pautar a educação do campo na agenda política educacional do país.
Descrição: PEREIRA, Maria de Fátima. A educação do campo na agenda política educacional: conquistas e desafios. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5431
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Pereira.pdfMaria de Fátima Pereira 467.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.