Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5432
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Isaac Francisco do | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T17:48:43Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T17:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 379.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5432 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Isaac Francisco do. Análise do conselho escolar sob a ótica de uma gestão democrática. 2014. 177f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O conselho escolar é um importante instrumento para a efetivação da gestão democrática na escola. Preconizado na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o conselho escolar tem, ao longo dos anos, se tornado um elemento indispensável para o recebimento por parte da escola de verbas provenientes do FNDE através do programa dinheiro direto na escola. Por ser um órgão colegiado, o conselho desempenha um papel importante para efetivação do exercício da cidadania e da democracia na escola, pois sua efetivação depende da participação dos gestores, funcionários, professores, alunos e pais de alunos na tomada de decisões na escola nas esferas administrativa, financeira e político-pedagógica. Apesar da sua importância, muitas escolas negligenciam a função do conselho escolar e pouco conhecimento existe sobre o seu funcionamento no ambiente escolar. Faz-se necessário, portanto, a divulgação do seu papel e a capacitação dos conselheiros para que se tornem multiplicadores das informações. O presente trabalho analisa o caso do conselho escolar de uma escola pública estadual no município de Bayeux, objetivando detectar possíveis dificuldades para a efetivação da sua função legal e sugerir caminhos para o correto cumprimento do seu papel com base na legislação vigente e na literatura a respeito do tema, valorizando a escola e a gestão democrática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Laércia Maria Bertulino de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise do conselho escolar sob a ótica de uma gestão democrática. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isaac Francisco do Nascimento.pdf | Isaac Francisco do Nascimento | 16.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.