Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5433
Título: Educação, cidadania e exclusão na contemporaneidade
Autor(es): Zenaide, Maria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro
Palavras-chave: Edudação
Cidadania
Exclusão escolar
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este resumo apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo detectar os problemas que geram a falta de aprendizagem nos alunos, impedindo-os de se construírem como cidadãos. Definimos como campo de pesquisa a Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity. Como publico alvo os alunos do Ensino Médio que apresentam dificuldades no aprendizado bem como, aqueles que não demonstram interesse pelos os estudos. Utilizamos como instrumento para e coleta de dados a observação e o questionário. Apresentaremos aqui algumas constatações: 5,9% dos alunos veem os/as professores/as com descaso; 31,92% não tem uma disciplina rígida e, por isso, não estão habituados a obedecer, dando origem a inquietação na sala de aula desviando a atenção dos colegas. Outros ficaram em dúvida em relação aos estudos na atualidade; 29,41% não estão satisfeitos com a escola; o que acarreta revolta e falta de respeito para com todos na escola. Todos querem ter uma profissão, mas 9,8% não demostraram a vontade de terminar um curso superior, querem uma qualificação para ter uma vida digna para constituir uma família; 74,5% não contam com ajuda doméstica para resolver as tarefas da escola, o que causa desestímulo na medida em que sozinhos não superam as barreiras do aprendizado. São alguns dos posicionamentos que nos apontam a desvalorização do conhecimento que favorece ao exercício da cidadania e evitam a exclusão escolar e social.
Descrição: ZENAIDE, Maria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro. Educação, cidadania e exclusão na contemporaneidade. 2014.50f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5433
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro Zenaide.pdfMaria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro Zenaide 599.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.