Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacena, José Carlos Ferreira de-
dc.date.accessioned2014-10-09T17:57:57Z-
dc.date.available2014-10-09T17:57:57Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.otherCDD 372.35-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5442-
dc.descriptionMACENA, José Carlos Ferreira de. O ensino da química sob uma perspectiva contextualizada: análise da indústria sucroalcooleira da região de Alhanda. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe a elaboração de uma proposta curricular que con-templa a realidade do alunado de uma escola pública da região de Alhandra, analisando-se, para tanto, um processo industrial característico desta região, que consiste na produção de etanol e açúcar. A produção e aplicação de tal proposta curricular foram embasadas em princípios, tais como, a interdisciplina-ridade e a contextualização. No decorrer da execução do projeto, o conheci-mento dos alunos foi analisado de forma qualitativa em relação ao tema central da proposta curricular. Verificou-se por meio de questionários certa deficiência dos alunos em reconhecer nas situações cotidianas, que serviram de base a este estudo, a utilização prática de conhecimentos científicos em processos industriais que fazem parte do contexto socioeconômico em que o alunado en-contra-se inserido. Toda via, foi averiguada uma substancial melhora por parte dos alunos em relacionar os conhecimentos científicos às situações cotidianas, sendo também observada uma considerável melhora no posicionamento des-tes alunos frente a problemáticas sociais decorrentes do uso de tecnologias que são corriqueiramente utilizadas nos processos industriais que foram abor-dados neste trabalho. Apesar do progresso verificado uma parcela dos alunos não conseguiu obter êxito no estabelecimento de tais relações, o que pode se dever em parte a uma má formação de estruturas cognitivas, que deveriam ter sido melhor trabalhada no ensino fundamental, necessárias à compreensão de conceitos abstratos, típicos das ciências da natureza.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Deborah Dornellas Ramospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.titleO ensino da química sob uma perspectiva contextualizada: análise da indústria sucroalcooleira da região de Alhandapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Ferreia de Macena.pdfJosé Carlos Ferreira de Macena 1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.