Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macena, José Carlos Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T17:57:57Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T17:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.35 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5442 | - |
dc.description | MACENA, José Carlos Ferreira de. O ensino da química sob uma perspectiva contextualizada: análise da indústria sucroalcooleira da região de Alhanda. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe a elaboração de uma proposta curricular que con-templa a realidade do alunado de uma escola pública da região de Alhandra, analisando-se, para tanto, um processo industrial característico desta região, que consiste na produção de etanol e açúcar. A produção e aplicação de tal proposta curricular foram embasadas em princípios, tais como, a interdisciplina-ridade e a contextualização. No decorrer da execução do projeto, o conheci-mento dos alunos foi analisado de forma qualitativa em relação ao tema central da proposta curricular. Verificou-se por meio de questionários certa deficiência dos alunos em reconhecer nas situações cotidianas, que serviram de base a este estudo, a utilização prática de conhecimentos científicos em processos industriais que fazem parte do contexto socioeconômico em que o alunado en-contra-se inserido. Toda via, foi averiguada uma substancial melhora por parte dos alunos em relacionar os conhecimentos científicos às situações cotidianas, sendo também observada uma considerável melhora no posicionamento des-tes alunos frente a problemáticas sociais decorrentes do uso de tecnologias que são corriqueiramente utilizadas nos processos industriais que foram abor-dados neste trabalho. Apesar do progresso verificado uma parcela dos alunos não conseguiu obter êxito no estabelecimento de tais relações, o que pode se dever em parte a uma má formação de estruturas cognitivas, que deveriam ter sido melhor trabalhada no ensino fundamental, necessárias à compreensão de conceitos abstratos, típicos das ciências da natureza. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Deborah Dornellas Ramos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.title | O ensino da química sob uma perspectiva contextualizada: análise da indústria sucroalcooleira da região de Alhanda | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Carlos Ferreia de Macena.pdf | José Carlos Ferreira de Macena | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.