Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5446
Título: Comunidade Quilombolas: práticas pedagógicas de cultura popular na perspectiva da educação popular no litoral sul da Paraíba
Autor(es): Silva, Cícero Pedroza da
Palavras-chave: Educação popular
Pesquisa-ação
Comunidade quilombola
Práticas educativas
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O presente estudo, intitulado “COMUNIDADE QUILOMBOLA: práticas pedagógicas de Cultura popular na perspectiva da Educação Popular no litoral sul da Paraíba” tem como objetivo analisar a contribuição histórica, cultural social e política da comunidade quilombola de Ipiranga no Conde-PB, para a construção de práticas educativas na perspectiva freireana de Educação Popular. Situada, metodologicamente, nos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, enquanto pesquisa-ação, investiga um território quilombola de muitas lutas e fatos sociais relevantes à história da Paraíba, especificamente do litoral Sul no vale do Gramame. Para sua efetivamos, nos engajamos como participantes na ação educativa com o Coletivo Aquatune e com a Associação de Moradores de Ipiranga, tendo em vista que os sujeitos da nossa pesquisa são os educandos e os moradores do território quilombola de Ipiranga. Utilizamos como instrumentos de pesquisa; a observação sistemática com filmagens e cobertura fotográfica do quilombo para auxiliar na reflexão da pesquisa-ação. Como técnica para a coleta de dados, fizemos uso da análise de conteúdos, a partir das filmagens e das fotos constituídas durante a pesquisa de campo. Buscamos desenvolver uma análise crítica da observação sistemática do território quilombola e da Escola Lina Rodrigues, lócus de nossa pesquisa, considerando o crescimento populacional das comunidades para melhor interpretar a realidade, sobretudo no que se refere à conexão de saberes existentes entre a cultura popular e as práticas de Educação Popular do quilombo de Ipiranga no Conde-PB.
Descrição: SILVA, Cícero Pedroza da. Comunidade Quilombolas: práticas pedagógicas de cultura popular na perspectiva da educação popular no litoral sul da Paraíba. 2014. 52f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5446
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Pedroza da Silva.pdfCícero Pedroza da Silva 2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.