Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5453
Título: A influência da Tecnologia da Informação no processo decisório em uma empresa varejista
Autor(es): Lucena, Erika Rayssa da Silva
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Processo Gerencial
Sistemas Tecnológicos
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: Em um contexto histórico a qual estamos vivenciando a chamada “Era da Informação”, onde há grande destaque e envolvimento da tecnologia no âmbito empresarial e social. As teorias afirmam que a TI é um agente transformador de mudanças nas organizações, o que tem imposto às empresas a necessidade de maior organização e de maior agilidade nos processos decisórios. Busca-se neste estudo conseguir elaborar uma análise de pesquisas a respeito do tema tecnologia da informação e o processo de decisão gerencial, analisando a influência e a contribuição dos sistemas tecnológicos no processo decisório de uma empresa varejista. Para isso, foram expostos nessa pesquisa estudos de alguns teóricos que ajudam no esclarecimento desse tema, explicando conceitos básicos sobre TI, benefícios e objetivos da mesma, o processo gerencial e a influência da TI no meio gerencial em uma empresa, assim como as ferramentas tecnológicas (sistemas) usadas no apoio à tomada de decisão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo através de um estudo de caso em quatro lojas de varejo no estado da Paraíba, onde foram entrevistados quatro gestores por meio de entrevistas semiestruturadas. Através disso, observou-se a predominância da tecnologia da informação no meio empresarial, com o objetivo de atingir um maior espaço no mercado através dos benefícios encontrados no uso de sistemas tecnológicos, mostrando ser uma vantagem competitiva nos dias atuais.
Descrição: LUCENA, E. R. S. A influência da Tecnologia da Informação no processo decisório em uma empresa varejista. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5453
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Rayssa da Silva Lucena.pdfErika Rayssa da Silva Lucena474.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.