Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5470
Título: A percepção dos profissionais de Publicidade paraibanos sobre o uso do Neuromarketing como ferramenta para entender o comportamento do consumidor
Autor(es): Vieira, Emanoel de Medeiros
Palavras-chave: Neuromarketing
Comportamento do Consumidor
Publicidade
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos profissionais de publicidade paraibanos sobre o uso do neuromarketing como ferramenta para entender o comportamento do consumidor e os seus objetivos específicos são: descrever as técnicas neura-científicas utilizadas no estudo do comportamento do consumidor e suas principais vantagens e limitações; verificar se há a utilização de neuromarketing dentre as agências de publicidade paraibanas; identificar junto aos profissionais de publicidade paraibanos quais os impactos da aplicação do neuromarketing no desenvolvimento das atividades de pesquisa de mercado e criação publicitária. Para alcance de tais objetivos, foi realizada uma entrevista como método de coleta de dados, contando com a participação de três profissionais de publicidade do Estado da Paraíba, empreendendo posteriormente uma análise de conteúdo para interpretação das percepções desses profissionais sobre a utilização do neuromarketing e suas implicações mercadológicas. Por se tratar de um método de pesquisa inovador que mescla técnicas de mapeamento das reações cerebrais com o conhecimento do marketing visando colher informações mais precisas do comportamento consumista subconsciente para com isso, desenvolver peças publicitárias mais eficientes. No presente estudo, foi possível concluir que o conhecimento desse método pelos profissionais é superficial e, apesar de não haver prática do neuromarketing nas agências de publicidade paraibanas, foram enxergados benefícios práticos provenientes da inserção de estudos do inconsciente na publicidade e indicou a atual estagnação do mercado no investimento em pesquisas para entender o comportamento do consumidor como uma das dificuldades de inserir essa nova abordagem na vivência da publicidade do Estado.
Descrição: VIEIRA, E. M. A percepção dos profissionais de Publicidade paraibanos sobre o uso do Neuromarketing como ferramenta para entender o comportamento do consumidor. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5470
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanoel de Medeiros Vieira.pdfEmanoel de Medeiros Vieira591.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.