Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5474
Título: A fidelização a partir de ações de Marketing de Relacionamento: estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços médicos privados no município de Patos, PB
Autor(es): Amorim, Lidiane Candeia
Palavras-chave: Fidelização
Marketing de relacionamento
Serviços Médicos Privados
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: Com a competitividade do mercado, cada vez mais acirrada, as organizações estão buscando novas estratégias para sobreviver. Atualmente, o marketing de relacionamento vem sendo introduzido pelas empresas, pois é visto como um importante instrumento gerencial. Suas ações visam estreitar a ligação entre empresa e clientes, estimulando a fidelidade destes e buscando a rentabilidade. O objeto deste estudo é verificar como as ações de marketing de relacionamento em uma clínica prestadora de serviços médicos no município de Patos – PB contribuem para a fidelização de clientes e, especificamente, pretendeu-se identificar as ações de marketing de relacionamento, descrever as ações utilizadas pelo empresário para a fidelização de seus clientes e compreender que importância é dada pelos clientes às ações de marketing de relacionamento. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa quantitativa e descritiva, alicerçada na literatura científica. A pesquisa assumiu a forma de estudo de caso e para a coleta de dados utilizou-se o questionário, adaptado de Carvalho (2013) e reestruturado a partir do referencial teórico. Os resultados demonstraram a preocupação da empresa com a satisfação e manutenção de seus clientes, observando que as ações de marketing de relacionamento foram incorporadas em todos os setores do negócio e com o comprometimento de todo o quadro funcional, trazendo benefícios tanto para os clientes, quanto para a melhoria da competitividade da empresa.
Descrição: AMORIM, L. C. A fidelização a partir de ações de Marketing de Relacionamento: estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços médicos privados no município de Patos, PB. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5474
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Candeia Amorim.pdfLidiane Candeia Amorim1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.