Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5491
Título: O sítio urbano de Queimadas - PB e a ocorrência de inundações periódicas: contribuição da geografia física no entendimento do evento
Autor(es): Silva, Niedson Barreto da
Palavras-chave: Geografia Física
Ambiente
Natureza
Inundações
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente trabalho de pesquisa utiliza-se da Geografia Física na leitura do território buscando relacionar sociedade/natureza analisando a questão da localização do sítio urbano de Queimadas e a ocorrência de inundações periódicas, considerando o lugar, o histórico da cidade, sua expansão e configuração atual e o ambiente onde o sítio da cidade se encontra materializada. Para tanto se utilizou de uma bibliografia, documentação cartográfica e trabalho de observação de campo. A bibliografia consultada permitiu o conhecimento da base física local e o histórico do lugar, a cidade, incluindo a consulta ao atual Plano Diretor Municipal. O uso da documentação cartográfica consultada e manipulada, ressaltou, sobretudo os dados da carta topográfica e das imagens capturadas on-line em programas como Google Earth e Google Maps, considerando que representam o uso das novas tecnologias no estudo das bases físicas locais. Através da documentação cartográfica e manipulada ainda o estudo bacia de drenagem, da rede de drenagem local e do relevo como os elementos mais visíveis da paisagem, tendo sido realizado também o trabalho de observação de campo, procedimentos que permitiram caracterizar o sítio urbano de Queimadas em relação a sua localização no alto curso da sub-bacia da drenagem do Riacho dos Pereiras, e na base do mais importante divisor de águas local, representado pelo Cordão Serrano de Bodopitá. Somandose ao aspecto didático pedagógico o presente estudo visa poder contribuir, apresentar e sugerir alternativas no sentido de minimizar os impactos das enchentes na área central da cidade, que tem levado a população local a situações de constrangimentos e perdas materiais, utilizandose do conhecimento teórico e cartográfico, com a finalidade de servir de fonte de pesquisa a estudantes da área e assim, poder desenvolver novos projetos a partir desse tema.
Descrição: Silva, N. B. da. O sítio urbano de Queimadas - PB e a ocorrência de inundações periódicas: contribuição da geografia física no entendimento do evento. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Niedson Barreto da Silva.pdfNiedson Barreto da Silva9.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.