Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5497
Título: Macbeth, de Shakespeare a Arievaldo Viana: reflexões sobre a representação feminina na literatura de cordel
Autor(es): Silva, Erika Aparecida
Palavras-chave: Análise literária
Literatura de cordel
Mulher
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A ambição de Macbeth e a maldade feminina é um texto de cordel, adaptado por Arievaldo Viana, da obra de Shakespeare “Macbeth”. Sabendo que a produção de um cordel segue um padrão e que esse padrão pode trazer algumas modificações com relação ao enredo da obra adaptada, e/ou até a descaracterização dos personagens originais, o cordel foi analisado baseado nas possíveis modificações ocorridas durante o processo de adaptação, averiguando as consequências desta adaptação ao trazer as influências do autor (adaptador) com relação à sua adaptação. Como suporte teórico do artigo, utilizamos Hutcheon (2011), Silva (2007), Queiroz (2005), Todorov (2009) e Barbosa (2010). Constatamos que houve transformações e que essas estão ligadas ao local onde o cordel foi produzido, não só esteticamente falando, mas levando em conta a ideologia e a sociedade em que o adaptador vive, e que, em última instância, será a destinatária da obra.
Descrição: Silva, E. A. Macbeth, de Shakespeare a Arievaldo Viana: reflexões sobre a representação feminina na literatura de cordel. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5497
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Aparecida Silva.pdfErika Aparecida Silva6.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.