Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Virgínia Saraiva do | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T12:51:34Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T12:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5500 | - |
dc.description | Nascimento, A. V. S. do. A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo educativo se constitui em nossa sociedade como um importante instrumento para a formação dos indivíduos e para o desenvolvimento social, desta forma a formação dos profissionais da educação estabelece um importante espaço de aprendizado. Nesta perspectiva o estudo das Políticas Públicas desenvolvidas no Brasil e em específico o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR se revela como um aspecto elementar para a melhoria na qualidade destes serviços educacionais oferecidos pela rede pública de ensino, propiciando melhores oportunidades para o desenvolvimento dos alunos. Visando tais aspectos esta pesquisa contempla um estudo sobre o perfil dos alunos do Curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campina Grande, focado principalmente na apreensão das expectativas e percepções acerca do curso, aliada a um constructo teórico, pesquisa qualitativa de caráter analítico descritivo, que teve como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário semi-estruturado (com os alunos), análise documental através de documentos sobre a implantação do curso e baseado em diversos autores da literatura de pedagogia, principalmente voltada para a formação de professores e textos oficiais da Educação, tais como:GATTI, (1997), LUKESI (2003), LIBÂNEO (2001), SILVA (2001), PERRENOUD (2000), GADOTTI (1986), MORIN (2004) etc. A partir dessa construção, é possível conhecer as políticas públicas de formação dos professores, identificar as formas de implantação do curso de Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande e pesquisar dados referentes ao estudantes de Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande, estas perspectivas possibilitam a conhecimento do perfil dos alunos e favorece elaboração de formas de conquista de novos alunos e levanta dados que possibilita a o desenvolvimento de estratégias de melhoria do curso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalgisa Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Virgínia Saraiva do Nascimento.pdf | Ana Virgínia Saraiva do Nascimento | 9.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.