Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5502
Título: Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso
Autor(es): Vasconcelos, Márcia Rejane Cabral de
Palavras-chave: Evasão Escolar
Escola Pública
Ensino Fundamental
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O tema escolhido para esse trabalho científico, surgiu de uma angústia de entender melhor o porque da evasão escolar nas escolas públicas e o porque dela ser alarmantemente alto. A partir das inquietações de uma professora das séries iniciais e destes questionamentos foi desenvolvido esse trabalho de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O principal objetivo desse trabalho é entender como se dá a evasão escolar e como ela pode ser combatida. Os índices apontados pelos institutos de pesquisas são altos, principalmente na escola pública onde a clientela pertence à classe mais pobre, chegando a um índice de a cada 4 alunos que inicia as series iniciais do Ensino Fundamental, um deles vai se evadir da escola. Este trabalho tem sua referência no município de Riachão do Bacamarte, município pertencente ao Estado da Paraíba e onde a situação se compara aos índices apresentados para o resto do país. O acesso à escola tem sido facilitado propiciando o atendimento à demanda, o mais próximo possível da residência do aluno, com um crescimento significativo da matrícula, mas é preocupante o número de evadidos. A evasão escolar no Brasil é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional. Considerando a abrangência do assunto e o quanto já vem sendo discutido, pretende-se fazer um recorte dos aspectos que levam a criança a abandonar tão cedo a sala de aula. Esse, trabalho demonstrou, que devemos repensar a Organização estrutural dentro da escola, principalmente no trabalho pedagógico, bem como na estruturação das instituições publicas de ensino, como um só intuito de obter a excelência no ensino – aprendizagem da escola publica.
Descrição: Vasconcelos, M. R. C. de. Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Rejane Cabral de Vasconcelos.pdfMárcia Rejane Cabral de Vasconcelos4.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.