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dc.contributor.authorBarbosa, Maria Aparecida Pereira-
dc.date.accessioned2014-10-13T12:51:50Z-
dc.date.available2014-10-13T12:51:50Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503-
dc.descriptionBarbosa, M. A. P. Concepção de alfabetização e letramento de professores alfabetizadores e sua prática pedagógica. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um estudo sobre as práticas de ensino de leitura e de escrita de professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB, e tem como objetivo conhecer as concepções de alfabetização e letramento desses professores, a sua compreensão do que seja alfabetizar letrando, analisar atividades que realizam e verificar se há coerência entre o discurso e a prática. O interesse em pesquisar o assunto se deu a partir da vivência em uma das escolas municipais durante o período de estágio do curso de Pedagogia, quando se observou que a prática de alfabetizar letrando, que é defendida por vários teóricos na atualidade, parece não ser utilizada. Em vista disto, investigou-se com mais cuidado o que pensam os professores e se este pensamento direciona ou não a sua prática. O universo da pesquisa foi a escola que foi realizado o estágio. Os dados analisados resultam de questionário com os professores alfabetizadores e algumas atividades realizadas pelos alunos dessas professoras. Fundamentamos o nosso estudo em alguns autores que discutem sobre alfabetização e letramento, tais como Soares (2012), Soares (2009), Tfouni (2010), Carvalho (2012), Kleimam (2005), Santos e Albuquerque (2007), Leal (2007), dentre outros. O estudo mostrou que o conhecimento das professoras sobre o que seja alfabetizar letrando ainda é muito elementar, por isto, as atividades que desenvolvem não atendem à proposta de alfabetizar letrando. Quando muito, possibilitam uma aquisição do código. Até mesmo professoras que participam de formação continuada que trabalham na perspectiva do alfabetizar letrando, a exemplo do PNAIC, não sinalizam um avanço neste nível de conhecimento. Este quadro aponta para a necessidade de se repensar tanto a formação inicial, quanto as formações continuadas, pois numa sociedade que exige cada vez mais do sujeito o domínio competente da leitura e da escrita, a escola deve se adequar a esta realidade e os professores devem dominar estes conhecimentos para possibilitar ao aluno o acesso à cultura escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristina Sales Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleConcepção de alfabetização e letramento de professores alfabetizadores e sua prática pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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