Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5505
Título: Entre a sedução e o desejo: uma leitura crítico-comparativa das personagens femininas dos romances A Normalista e O Crime do Padre Amaro
Autor(es): França, Maria Rosimere de
Palavras-chave: Mulher
Sedução
Desejo
Realismo-naturalismo
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa monográfica faz uma análise das personagens femininas no tocante à sedução e desejo, nos romances O Crime do padre Amaro de Eça de Queiróz e A normalista de Adolfo Caminha. Para tanto, este trabalho tem como objetivo principal fazer um estudo críticocomparativo dos respectivos romances a fim de examinar as protagonistas femininas dentro dos enredos. Como aporte teórico buscamos as contribuições de vários teóricos tais como Merquior (1996), Sodré (1965), Freud (1996) e Beauvoir (1980), que abordam fatos da condição humana, bem como das obras em geral. Observamos, em nosso estudo, que a sociedade permite ao homem ter prazer, e para isso seduzir seja qual mulher for, ainda que isso seja considerado uma forma de incesto, como em A normalista, ou pecado contra o voto religioso de castidade, como em O Crime do padre Amaro. Todavia, a mulher dessa época representada nos romances é vetada, a condição de viver plenamente sua libido, de modo que, reprimidas, sucumbem à sedução “do mais forte”. Ou seja, se não eram livres socialmente para terem desejos sexuais, sucumbiam esses desejos ao primeiro sedutor que afetassem sua libido. Dessa forma, concluímos que existem alguns pontos em comum nas obras analisadas, tais como: a submissão feminina, o desejo, o abuso de poder masculino, a hipocrisia da sociedade em relação ao poder do homem sobre a mulher, além das críticas lançadas pelos autores a duas situações distintas.
Descrição: França, M. R. de. Entre a sedução e o desejo: uma leitura crítico-comparativa das personagens femininas dos romances A Normalista e O Crime do Padre Amaro. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5505
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rosimere de França.pdfMaria Rosimere de França19.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.