Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5506
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Rosevânio de Britto | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T12:52:06Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T12:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 107 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5506 | - |
dc.description | Oliveira, R. de B. O ensino de filosofia e a precarização do trabalho docente. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Identificamos que os problemas que tangem à precarização do trabalho no âmbito escolar não são de hoje e o mesmo vem crescendo na última década. Sabemos que com a falta de priorização em torno das políticas publicas, tem sido grande a desvalorização do trabalho docente. Hoje, é nítido ver professores exercendo as mais variadas funções para responder as exigências que se encontram além de sua formação. Com isso, a temática aqui abordada neste trabalho vêm ser de suma importância no que corresponde o ensino de filosofia, visando uma reflexão acerca das aulas de filosofia no nível médio. O estudo está dividido em dois capítulos, a saber: o primeiro capítulo descreverá alguns elementos encontrados no processo educacional cabível ao professor de filosofia e os possíveis instrumentos para um melhor desenvolvimento de suas aulas. E o segundo capítulo dimensionará a precarização do trabalho docente. Para isso, foi levado em consideração o que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS - para esta disciplina, como também as perspectivas sobre o ensino da mesma para alguns teóricos, a saber: Alejandro Cerletti (2009), Silvio Gallo (1999), Geraldo Balduino Horn (2009), Cipriano Luckesi (2012), Ronai Pires da Rocha (2008), entre outros. No mais, os desafios nas práticas educacionais existentes na área de filosofia continuam, visto que a discussão dessa temática não se finda aqui, pois a cada dia será encontrada novas inquietações no que corresponde à docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valmir Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Precarização na Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia e a precarização do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosevânio de Britto Oliveira.pdf | Rosevânio de Britto Oliveira | 498.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.