Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5507
Título: Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel
Autor(es): Silva, Eva Maria da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Literatura de Cordel
Recurso Didático
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A Geografia possui uma efetiva reflexão junto ás ações humanas em suas múltiplas dimensões e relações socioculturais. Ensinar esta ciência requer desafios no tocante ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos, por isso é necessário que os jovens vejam por meio dos diversos recursos didáticos os conteúdos e abordagens geográficas, como exemplo, por meio de cordéis. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é destacar a possibilidade da construção do ensino de Geografia por meio do uso de cordéis, sobretudo para se entender o universo regional e espacial do Nordeste brasileiro e de sua diversidade social, cultural e ambiental. Dessa maneira, foi usada para a construção dessa pesquisa uma tipologia bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para tanto é relevante dentro da Prática Pedagógica em Geografia utilizar a Literatura de Cordel estimulando a construção de conceitos, das categorias geográficas e das singularidades que configuram o Nordeste brasileiro, para além de uma região, sendo entendida também como lugares, paisagens, espaços e territórios, sendo este um recurso didático que permite uma contextualização real dos conteúdos geográficos no cotidiano dos alunos, além da socialização do conhecimento. Reconhecer a importância da Literatura de Cordel junto com a Geografia, é um ato que pode perpetuar junto as gerações uma construção de uma identidade regional, cultural, e Geográfica.
Descrição: Silva, E. M. da. Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5507
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Maria da Silva.pdfEva Maria da Silva4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.