Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5537
Título: O lajedo de Pocinhos – PB como recurso de apropriação do espaço: uma análise física e sócio-ambiental
Autor(es): Camelo, Suellyn de Brito
Palavras-chave: Impactos
Rochas
Pocinhos
Lajedo
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: As rochas são de grande importância no segmento da construção civil. Em Pocinhos – PB existe uma das maiores rochas afloradas do mundo, que atrai pesquisadores e turistas de diversos países. O lajedo por ser composto de granito vem sofrendo explorações por parte de mineradoras, ocasionando modificações antrópicas que podem extinguir esse espaço. Além da atividade mineradora, a população que mora sobre a rocha polui a sua superfície como também os tanques naturais e artificiais situados na mesma. Ainda existem os impactos de ordem natural que são as intempéries químicas, físicas e biológicas. Neste aspecto, o objetivo geral deste estudo é a caracterização física e sócio-ambiental do Lajedo de Pocinhos – PB, enquanto que os objetivos específicos serão identificar as causas dos impactos ambientais no seu entorno, investigar os pontos positivos e negativos da exploração, verificar os impactos ambientais antrópicos causados pelas mineradoras e moradores, delimitar o corpo do lajedo, além de sugerir alternativas de sustentabilidade junto aos órgãos competentes. O levantamento foi realizado através de um minucioso estudo a respeito do lajedo. Foram utilizados os métodos experimental e hipotético dedutivo para a verificação das hipóteses propostas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o diálogo com os moradores locais, tendo sido feito registros fotográficos para posteriores observações e classificações através de imagens de satélite do Google Earth. O maciço rochoso faz parte da Suíte Calcialcalina do Alto Potássio Esperança. No corpo rochoso podem ser encontradas diversas depressões, que em épocas de chuva se transformam em depósitos de água, são os tanques naturais e artificiais. Após a exploração, a geobiocenose pode entrar em extinção causando desastres naturais. Através da pesquisa de campo, foi possível identificar os impactos ambientais da exploração do lajedo, a exemplo da geração de empregos e renda dinamizando a economia local. Tendo sido identificadas ações que trariam emprego para os moradores de Pocinhos sem que houvesse a destruição do lajedo, podendo fazer a apropriação do mesmo apenas como recurso para atrair o turismo.
Descrição: Camelo, S. de B. O lajedo de Pocinhos – PB como recurso de apropriação do espaço: uma análise física e sócio-ambiental. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5537
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellyn de Brito Camelo.pdfSuellyn de Brito Camelo3.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.