Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Aline Carla da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T12:55:58Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T12:55:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5540 | - |
dc.description | Costa, A. C. da S. Exercício de autonomia ou formalidade burocrática: o projeto político-pedagógico em escolas municipais de Cuité - PB. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo focaliza o Projeto Político-Pedagógico no contexto de três escolas públicas da rede municipal de ensino, da zona urbana, da cidade de Cuité-PB, objetivando analisar a perspectiva de sua elaboração, na visão de profissionais das escolas em questão. Nesse sentido, discute o significado do Projeto Político-Pedagógico compreendido como um processo de construção da identidade da escola mediante a participação e vivência da autonomia, no sentido de oportunizar a expressão das diferenças, dos conflitos, favorecendo a emancipação do grupo e não apenas o cumprimento de uma exigência legal. Diante da especificidade do tema, e da abordagem adotada, necessário se faz situar o contexto no qual emerge a demanda relativa à construção do Projeto Político-Pedagógico, o tempo histórico e as relações político-econômicas e sociais que influenciam a ação do Estado. Conceitos como gestão democrática, gestão gerencial são explorados, desvelando as tendências nas quais se inscrevem. Este trabalho foi fruto de uma pesquisa de campo realizada com o objetivo de conhecer como as escolas escolhidas realizaram e compreendem o processo de elaboração do PPP, se é visto como um espaço de discussão da prática, contando com a participação dos sujeitos envolvidos, no compromisso de superar as dificuldades constatadas, estabelecendo um novo rumo, ou como um mero documento burocrático. A pesquisa configura-se como sendo de cunho qualitativo, trata-se de um estudo de caso. No primeiro momento, procedeu-se à pesquisa bibliográfica, reunindo contribuições teóricas de alguns autores como Veiga (1995 e 1998); Lima et al (2011); Fonseca (2003); Rios et al (2009), Silva (2012), Monfrendini (2002), entre outros. Na etapa seguinte, para a coleta das informações, foram realizadas entrevistas com profissionais das três escolas-campo, incluindo vice-gestores, coordenação pedagógica e corpo docente. As entrevistas foram transcritas para possibilitar a análise dos dados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria das Graças Ferreira de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.title | Exercício de autonomia ou formalidade burocrática: o projeto político-pedagógico em escolas municipais de Cuité - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aline Carla da Silva Costa.pdf | Aline Carla da Silva Costa | 9.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.