Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Valdinery Aldenes Dantas-
dc.date.accessioned2014-10-13T12:56:08Z-
dc.date.available2014-10-13T12:56:08Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5543-
dc.descriptionMendes, V. A. D. Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB). 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil a partir das turmas da Pré-escola de uma escola privada, no município de Picuí-PB. O mesmo origina-se de uma investigação bibliográfica, para melhor compreensão do objeto de estudo. A escolha do tema justifica-se devido a observação de que muitos professores ainda não utilizam o brincar como ferramenta pedagógica. Os pais muitas vezes não compreendem essa importância, e não valorizam o ato de brincar como algo educativo, cabe à escola, como um todo, promover encontros com os pais para esclarecer as dúvidas acerca das etapas do desenvolvimento da criança. Para investigar a realidade, fizemos uma entrevista com a professora de uma escola privada do município de Picuí- PB, com o objetivo de analisar de que forma o lúdico está sendo utilizado em sala de aula e como as brincadeiras podem contribuir na formação cognitiva e social das crianças. Os resultados nos mostraram que a postura da professora não é de quem utiliza o lúdico de maneira pedagógica e nos leva a refletir o quanto o professor precisa ter conhecimentos. Este estudo ainda trouxe algumas considerações sobre as brincadeiras, jogos e brinquedos, mostrando como influenciam na socialização das crianças. O professor, portanto, deve considerar o lúdico como aliado e utilizá-lo para atuar no desenvolvimento e aprendizagem da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Álvaro Luís Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectFerramenta Pedagógicapt_BR
dc.titleUma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdinery Aldenes Dantas Mendes.pdfValdinery Aldenes Dantas Mendes5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.