Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Valdinery Aldenes Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T12:56:08Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T12:56:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5543 | - |
dc.description | Mendes, V. A. D. Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB). 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil a partir das turmas da Pré-escola de uma escola privada, no município de Picuí-PB. O mesmo origina-se de uma investigação bibliográfica, para melhor compreensão do objeto de estudo. A escolha do tema justifica-se devido a observação de que muitos professores ainda não utilizam o brincar como ferramenta pedagógica. Os pais muitas vezes não compreendem essa importância, e não valorizam o ato de brincar como algo educativo, cabe à escola, como um todo, promover encontros com os pais para esclarecer as dúvidas acerca das etapas do desenvolvimento da criança. Para investigar a realidade, fizemos uma entrevista com a professora de uma escola privada do município de Picuí- PB, com o objetivo de analisar de que forma o lúdico está sendo utilizado em sala de aula e como as brincadeiras podem contribuir na formação cognitiva e social das crianças. Os resultados nos mostraram que a postura da professora não é de quem utiliza o lúdico de maneira pedagógica e nos leva a refletir o quanto o professor precisa ter conhecimentos. Este estudo ainda trouxe algumas considerações sobre as brincadeiras, jogos e brinquedos, mostrando como influenciam na socialização das crianças. O professor, portanto, deve considerar o lúdico como aliado e utilizá-lo para atuar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valdinery Aldenes Dantas Mendes.pdf | Valdinery Aldenes Dantas Mendes | 5.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.