Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5546
Título: A representação de trabalho no conto "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis
Autor(es): Barros, Martins Alves de
Palavras-chave: Análise Literária
Conto
Sociedade Brasileira
Escravidão
Abolição da Escravatura
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objeto a análise do conto “Pai contra Mãe”, de Joaquim Maria Machado de Assis sob uma perspectiva sociocultural, com ênfase na temática “trabalho” apresentada na obra. Para tanto, considera-se importante destacar a organização da sociedade brasileira na passagem do regime escravocrata para o período de abolição da escravatura, no final do século XIX. Assim, os aspectos ideológicos da conjuntura histórica e sua produção de sentidos a partir do posicionamento crítico-social do contista. Observando as diferenças nas relações de trabalho presentes no conto – em face da “imposição” de um novo modelo econômico –, objetiva-se ressaltar o viés da exploração da força de trabalho representada no conto, bem como as conseqüências provenientes.
Descrição: Barros, M. A. de. A representação de trabalho no conto "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5546
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Martins Alves de Barros.pdfMartins Alves de Barros11.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.