Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/555
Título: A prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos
Autor(es): Silva, José Pierry Larry Cruz
Palavras-chave: Ensino de Educação Física
Fundamentos teórico-metodológicos
Prática pedagógica
Professor
Data do documento: 25-Out-2012
Resumo: Este estudo tem a intenção de analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos. O objetivo do estudo é reconhecer as bases teórico-metodológicas que os professores de Educação Física utilizam em sua prática pedagógica na escola. O estudo é de natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A pesquisa foi realizada com 30 professores de Educação Física de escolas da cidade de Campina Grande-PB, sendo 15 professores da rede pública de ensino e 15 da rede particular de ensino. O instrumento utilizado foi um questionário que apresentava questões acerca da sua identificação, formação, fundamentos teórico-metodológico e conteúdos da Educação Física. Após a coleta dos dados realizamos uma análise estatística simples de forma que reconhecemos os pontos principais desta discussão e ampliamos nossa analise à luz do referencial teórico da área, buscando elucidar os principais fundamentos teórico-metodológicos que alimentam a prática pedagógica dos professores. Nota-se que a maioria dos professores utiliza livros como instrumentos para montagem das aulas; quanto às abordagens que mais apareceram estão a construtivista e a desenvolvimentista; os autores que mais apareceram foram Coletivo de Autores e João Batista Freire. Ao final, espero ajudar estudantes e profissionais da área de Educação Física a entender um pouco mais da prática pedagógica da área, assim como também informar sobre alguns instrumentos que servem de base para a organização de suas aulas.
Descrição: SILVA, J. P. L. C. A prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/555
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Pierry Larry Cruz Silva.pdfJosé Pierry Larry Cruz Silva851.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.