Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5553
Título: Investigação sobre as causas da evasão escolar em turmas da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola da rede estadual de ensino de João Pessoa/PB
Autor(es): Melo, Maria de Lourdes Borges de
Palavras-chave: Evasão escolar
Políticas Públicas
Educação de jovens e adultos
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A evasão escolar se apresenta, hoje, no Brasil, como um problema sério e de grande relevância no contexto educacional. Atinge não somente uma determinada localidade, ou uma determinada modalidade de ensino, mas todo o território nacional, posto que alcança, principalmente, as classes menos privilegiadas visto que um dos principais motivos que leva o aluno a evadir-se da escola é a necessidade de trabalhar para ajudar financeiramente a família ou, quando casado, responsabilizar-se por todas as despesas da casa, tornando-se, dessa forma, quase que inviável a sua frequência e permanência na escola. Este problema ainda é maior no turno da noite quando a maioria dos alunos é de jovens e adultos que trabalham. O objetivo desta pesquisa é investigar os motivos que levam à evasão escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini, localizada na cidade de João Pessoa na Paraíba. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura sobre as políticas públicas na área da educação de jovens e adultos e sobre evasão escolar, bem como foi aplicado um questionário a um grupo de dezessete alunos das turmas da EJA que desistiram, e voltaram a estudar, dos quais cinco são alunos da oitava EJA do Ensino Fundamental ll e doze alunos do segundo ano EJA do Ensino Médio. Também foi aplicado um questionário aos professores para saber a opinião deles a respeito da evasão dos alunos do turno da noite. A pesquisa, de caráter exploratório, ressalta a importância de serem elaboradas políticas de inclusão desses alunos para que haja a diminuição da evasão nas escolas.
Descrição: MELO, Maria de Lourdes Borges de. Investigação sobre as causas da evasão escolar em turmas da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola da rede estadual de ensino de João Pessoa/PB. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes Borges de Melo.pdfMaria de Lourdes Borges de Melo 748.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.