Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5566
Título: Monumentos históricos e a cultura local: um olhar sobre o complexo cultural São Francisco
Autor(es): Barbosa, Luciene Leal da Costa
Palavras-chave: Educação patrimonial
Patrimônio histórico
Memória
Centro cultural São Francisco
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho se dedica a uma análise sobre o Centro Cultural São Francisco – João Pessoa, PB – e sua representatividade, enquanto importante patrimônio histórico local, entre os alunos adolescentes da rede pública estadual de ensino. No decorrer deste trabalho, abordamos o debate em torno do conceito de Patrimônio e a relação que estabelece com a Memória coletiva e os aspectos sociais, políticos e ideológicos por trás de sua elaboração. Assim, procuramos destacar os meandros em torno de uma memória instruída pela história escrita e o papel desempenhado pelos bens históricos patrimoniais na conformação de uma história local. Por outro lado, destacamos que essa memória coletiva pode ser relida por àqueles a quem pretende pertencer; uma releitura que dá margens à construção de novos significados. Para a investigação do tema proposto, foram utilizados como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada aplicadas com alunos da turma do 9º ano/diurno da disciplina de Artes da E.E.E.F.M. Tenente Lucena, em João Pessoa - PB. A presente investigação foi realizada em março de 2014 e, centrada no CCSF, buscou discutir a relevância da implementação de uma Educação Patrimonial no currículo escolar da Educação Básica, sendo esta implementação entendida como uma possibilidade de debater questões como diversidade cultural, expressões artísticas, história local e dinâmica dos espaços urbanos, consideradas fundamentais para uma formação educacional plena.
Descrição: BARBOSA, Luciene Leal da Costa. Monumentos históricos e a cultura local: um olhar sobre o complexo cultural São Francisco. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5566
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciene Leal da Costa Barbosa.pdfLuciene Leal da Costa Barbosa1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.