Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5576
Título: A Lei 10.639/03 e sua prática na Escola Municipal de Ensino Infantil Firmo Santino da Silva
Autor(es): Lima, Gilvaneide Costa de
Palavras-chave: Ensino de História
Cultura Africana
Cultura Afro-Brasileira
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: A presente monografia trata da Lei 10.639/03 e sua prática na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Firmo Santino da Silva. A Lei Federal obriga a inserção dos estudos de história e cultura afro-brasileira e sua aplicabilidade no âmbito do currículo escolar. Essa medida tem como ponto fundamental valorizar a cultura negra e sua contribuição ao Brasil nas diversas áreas: social, econômica e política brasileira. O trabalho busca destacar de que forma a aplicabilidade da Lei ocorre na referida Escola Municipal em Alagoa Grande e quais medidas afirmativas e inclusivas foram tomadas ao longo dos dez anos da lei, principalmente na área das questões etnorraciais, reafirmando a valorização da cultura negra, o respeito a diversidade, por meio da educação que funciona como um instrumento relevante para a promoção da cidadania e o estudo das contribuições das diferentes culturas e etnia para a formação do povo brasileiro. A educação inclusiva visa a criar igual oportunidade de sucesso escolar para todos os alunos, independente de seu grupo étnico racial e social e, nesse sentido, a implementação da Lei 10.639/03 consiste em uma oportunidade de diálogo e de promover a igualdade, assim como a possibilidade de adotar uma valorização de culturas historicamente marginalizadas, como a africana e a afro-brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo geral de pensar em conjunto com a comunidade escolar sobre uma proposta pedagógica que possa atender as necessidades étnico-raciais dentro das práticas cotidianas segundo a Lei 10.639/03.
Descrição: LIMA, Gilvaneide Costa de. A Lei 10.639 e sua prática na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Firmo Santino da Silva. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5576
ISSN: CDD 370.981
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvaneide Costa de Lima.pdfPDF - Gilvaneide Costa de Lima861.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.