Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5583
Título: Literatura infantil: um recurso pedagógico de construção de aprendizagens
Autor(es): Silva, Severina Luiz da
Palavras-chave: Literatura
Fábula
Leitura
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: O presente estudo aborda a questão da literatura no gênero fábula como recurso pedagógico auxiliar na leitura, refletindo sobre o potencial do texto literário na formação de aprendizagens de valores. Compreendendo que o papel da leitura na (re)construção de aprendizagens contribui para que o aluno evolua do estágio superficial da decodificação de signos linguísticos para uma maior eficiência da leitura, é que se propõe a inserção do texto/fábula na ação pedagógica. A atividade de leitura a partir deste gênero se dá no sentido de auxiliar na autonomia do discente leitor nos requisitos de formação de valores, possibilitando uma leitura participativa e reflexiva. Adotou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica de referenciais voltados para a literatura e seu ensino, a prática pedagógica, a formação do leitor. Dois textos literários foram tomados como objeto de estudo, as fábulas O Urso polar pede ajuda a Nanuq e A raposa zoolímpica de Sérgio Capparelli. No contexto de formação do leitor, torna-se evidente a importância de se incluir na proposta de ensino os textos literários cuja matéria, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, tende a potencializar o estímulo à leitura e a reafirmação de valores para uma formação cidadã.
Descrição: SILVA, Severina Luiz da. Literatura infantil: um recurso pedagógico de construção de aprendizagens. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5583
ISSN: CDD 372.64
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Luiz da Silva.pdfPDF - Severina Luiz da Silva414.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.