Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Severina Luiz da | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-14T11:54:19Z | - |
dc.date.available | 2014-10-14T11:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.64 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5583 | - |
dc.description | SILVA, Severina Luiz da. Literatura infantil: um recurso pedagógico de construção de aprendizagens. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda a questão da literatura no gênero fábula como recurso pedagógico auxiliar na leitura, refletindo sobre o potencial do texto literário na formação de aprendizagens de valores. Compreendendo que o papel da leitura na (re)construção de aprendizagens contribui para que o aluno evolua do estágio superficial da decodificação de signos linguísticos para uma maior eficiência da leitura, é que se propõe a inserção do texto/fábula na ação pedagógica. A atividade de leitura a partir deste gênero se dá no sentido de auxiliar na autonomia do discente leitor nos requisitos de formação de valores, possibilitando uma leitura participativa e reflexiva. Adotou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica de referenciais voltados para a literatura e seu ensino, a prática pedagógica, a formação do leitor. Dois textos literários foram tomados como objeto de estudo, as fábulas O Urso polar pede ajuda a Nanuq e A raposa zoolímpica de Sérgio Capparelli. No contexto de formação do leitor, torna-se evidente a importância de se incluir na proposta de ensino os textos literários cuja matéria, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, tende a potencializar o estímulo à leitura e a reafirmação de valores para uma formação cidadã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação: Maria Suely da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil: um recurso pedagógico de construção de aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Severina Luiz da Silva.pdf | PDF - Severina Luiz da Silva | 414.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.