Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5599
Título: Projetos e ações sustentáveis implementados no Tribunal de Justiça da Paraíba: entraves e avanços
Autor(es): Machado, Ana Tereza da Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade
Ações Sustentáveis
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: O tema sustentabilidade esta cada vez mais presente e relevante no mundo. Esta nova forma de desenvolvimento foi amplamente debatida pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento numa forma de tentar equacionar a relação meio ambiente e desenvolvimento. Nesta conjuntura, este trabalho teve como objetivo analisar os projetos e ações que estão sendo implantados no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em decorrência da Recomendação N. 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), O TJPB, através do projeto “Sustentabilidade – a Justiça abraça essa ideia”, que passou a tomar medidas administrativas para promoção da sustentabilidade nas dependências dos seus prédios. A pesquisa realizada teve um caráter qualitativo e exploratório e utilizou como instrumentos para coletas de dados uma entrevista com os servidores do TJPB, além de informações contidas nos registros das ações do projeto. Neste trabalho verificou-se que a falta de conhecimento e treinamento dos usuários foram entraves para a implantação definitiva do projeto. No entanto, alguns passos já foram dados como a adoção de medidas, tais como: coleta seletiva, adote seu copo, consumo racional de papel e energia entre outros. O Tribunal de Justiça da Paraíba vem se esforçando para instalar ações sustentáveis, mesmo de forma incipiente e localizada. O projeto encontra-se na fase inicial; ações contínuas de sensibilizações e educativas precisam ser realizadas, para que haja mudança de hábito e atitudes dos servidores do TJPB com relação à adoção de práticas sustentáveis; um plano plurianual também precisa ser formatado, com objetivos definidos e com envolvimento de todos os servidores; os resultados necessitam ser apresentados de forma de avaliar o que realmente está sendo realizado ou replanejado, tornando possível o sucesso do projeto.
Descrição: MACHADO, A. T. da S. Projetos e ações sustentáveis implementados no Tribunal de Justiça da Paraíba: entraves e avanços. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judiciária) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5599
Aparece nas coleções:V - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Tereza da Silva Machado.pdfAna Tereza da Silva Machado559.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.