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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5605
Título: | A Fruição estética como instrumento de engajamento discursivo em livros didáticos de língua inglesa da série alive |
Autor(es): | Oliveira, Cássio de Cerqueira |
Palavras-chave: | Livro Didático Língua Inglesa Ensino Fundamental |
Data do documento: | 15-Out-2014 |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir como o aspecto da Fruição Estética aparece e é usado como recurso para propor o engajamento discursivo em atividade de livros didáticos do componente de Língua Inglesa do ensino fundamental, em específico o livro do nono ano da série Alive (2012) elaborado por Vera Menezes, Junia Braga e Claudio Franco, e publicado pela editora UDP. Para tal estabelecemos objetivos secundários como discutir o conceito de livro didático assim como os aspectos que rodeiam a confecção e distribuição deste material; apresentar os objetivos para o ensino de Língua Inglesa do segundo ciclo do ensino fundamental; dissertar sobre importância da Fruição Estética para a formação dos discentes e, por fim, analisar como as atividades dispostas nos livros utilizam-se do objeto artístico para propor exercícios que engajem os alunos discursivamente. Este trabalho conta com metodologia de pesquisa de cunho bibliográfico-descritivo e fenomenológico-hermineútico, por propor uma análise de material impresso, fazendo levantamento das pesquisas que antecederam o presente e que mantenham relação com a temática a ser trabalhada, valorizando assim, o material teórico existente sobre o tema. Dividimos em duas seções, nas quais abordamos, em um primeiro momento, a concepção de livro didático assim como seu modo de distribuição e divulgação discutido por de autores como Tortato (2010) e Montovani (2009); os princípios da LDB/1996 e os pressupostos do PCN de Língua Estrangeira para o ensino fundamental; uma breve discussão sobre a Fruição Estética e o objeto artístico, utilizando autores como Walter Benjamin (1987) Candido (2000) e Rosenfeld (2000), e sua possibilidade de uso como recurso didático. No segundo momento, analisamos como as atividades que se utilizam da Fruição Estética podem possibilitar o engajamento discursivo dos estudantes, confirmando, por fim, que o objeto artístico, por ser uma amostra real produzido em língua estrangeira, pode ser usado como instrumento didático em aulas de língua estrangeira e possibilitar resultados exitosos. |
Descrição: | OLIVEIRA, Cássio de Cerqueira. A Fruição estética como instrumento de engajamento discursivo em livros didáticos de língua inglesa da série Alive. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5605 |
ISSN: | CDD 371.32 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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