Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5608
Título: | A cartografia no estudo da matemática: uma proposta interdisciplinar |
Autor(es): | Arruda, Antônio Carlos Carneiro de |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Interdisciplinaridade Cartografia Prática pedagógica |
Data do documento: | 15-Out-2014 |
Resumo: | Verifica-se no cenário atual da educação matemática a grande necessidade por transformação nas práticas pedagógicas, visto que muitos se deparam com inúmeros desafios, como por exemplo, proporcionar o prazer do aluno pela disciplina. Nesse ínterim, uma proposta de leitura cartográfica a partir do viés da interdisciplinaridade se apresenta aos educadores matemáticos como um recurso dinâmico e relevante ao ensino e aprendizagem, que se integram ao mundo de hoje e proporcionamaos educandos a visão de que a Matemática ensinada em sala de aula faz parte de uma cultura construída pela sociedade e que não está restrita as quatro paredes da sala de aula, como muitos pensam. Ao desenvolver em nossos alunos uma melhoria significativa em relação à compreensão e aprendizagem dos conteúdos e conceitos matemáticos enfocados na cartografia, propomos contribuir para a superação das dificuldades e desafios encontrados nas aulas de matemática, sobretudo, ao mostrarmos que essa disciplina traz grandes contribuições para a sociedade e o conhecimento científico, ainda que nem sempre enxerguemos isso. Nessa perspectiva,estetrabalho tem como objetivo apresentar um estudo interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Geografia e Matemática, do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Ao trabalharmos com o viés da interdisciplinaridade na escola, possibilitamos à instituição escolar e aos educandos o desenvolvimento do raciocínio, da concentração, da criatividade e da capacidade de compreender os conteúdos matemáticos de forma atrativa e diferenciada. Essa integração e troca de ideias e construções feitas a partir do contato com a disciplina de Geografia possibilitam aos estudantes a visualização e identificação das mais variadas situações, em especial com conteúdos matemáticos presentes no cotidiano. |
Descrição: | ARRUDA, Antônio Carlos Carneiro de. A cartografia no estudo da matemática: uma proposta interdisciplinar. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5608 |
ISSN: | CDD 372.7 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ANTÔNIO CARLOS CARNEIRO DE ARRUDA.pdf | PDF - Antônio Carlos Carneiro de Arruda | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.