Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amorim, Maria Eunice Gonçalves Aires | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-15T17:36:10Z | - |
dc.date.available | 2014-10-15T17:36:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-15 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5613 | - |
dc.description | AMORIM, Maria Eunice Gonçalves Aires. Motivando a leitura a partir do gênero poesia. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, inserindo-se nas propostas da linha temática de pesquisa 6 – “Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas” – teve como objetivo verificar como a proposta do ensino da leitura por meio de poemas contribui para melhoria da aprendizagem da habilidade de leitura dos alunos e alunas a partir do universo de uma sala de aula do quarto ano do Ensino Fundamental. Dessa maneira, busca-se inserir a linguagem poética como material para o aperfeiçoamento das competências de leitura e interpretação de textos, desenvolvendo uma metodologia que operacionaliza essa literatura e apontando suas potencialidades e limites para a prática pedagógica na sala de aula. A pesquisa é de abordagem qualitativa e apresenta características da pesquisa-ação. Dessa maneira, caminhamos, metodologicamente, em um direcionamento que inicialmente apontou para o trabalho primordial no campo da oralidade, da leitura, estabelecendo diálogos em um terceiro momento com a competência da escrita, observando como elas se complementam, no sentido de um melhoramento mútuo dessas competências, assim como da capacidade de interpretação. Os principais teóricos que fundamentaram a construção desta monografia foram Isabel Solé e Paulo Freire, além da orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia de Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aperfeiçoamento da leitura | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Poética | pt_BR |
dc.title | Motivando a leitura a partir do gênero poesia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Eunice Gonçalves Aires Amorim.pdf | PDF - Maria Eunice Gonçalves Aires Amorim | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.