Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5616
Título: RPG, educação, criação de jogos digitais e narrativas intermidiáticas: uma investigação em curso
Autor(es): Brito, Kleber Gomes de
Palavras-chave: RPG
Educação
Jogos Digitais
Intermidialidade
Data do documento: 15-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa nasceu de uma inquietação quanto ao potencial educativo dos jogos, sobretudo pelo espaço cada vez maior que eles ocupam na vida cotidiana de crianças e adolescentes. Nela, procuramos apresentar uma possibilidade de uso do RPG Maker VX Ace no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Para tanto, ao fundamentar esta proposta, precisamos inicialmente empreender uma reflexão sobre o que é “jogo”, a partir dos estudos de Huizinga, Zanolla e McGonigal, para então mergulhar no universo dos Role-Playing Games (RPG) e dos jogos eletrônicos, conduzidos pelas abordagens de Schmit e Vasques. Feito isto, a fase seguinte consiste em discutir a importância da interseção entre a cultura digital, a cultura dos jogos e a educação, munidos do arsenal argumentativo de Meira, Viana, Bittencourt e Giraffa, Horta e Almeida e Martins, além de empreender uma necessária revisão sobre o conceito de narrativa e sua presença nos games, sob o aporte teórico de Barthes, Gancho, Tavares e Andrade, para logo em seguida, discorrer sobre a noção de intermidialidade e suas nuances no contexto dos jogos eletrônicos e digitais, culminando com uma breve sequência didática que resume do processo de criação de um jogo digital com base em uma narrativa da literatura brasileira.
Descrição: BRITO, Kleber Gomes de. RPG, educação, criação de jogos digitais e narrativas intermidiáticas: uma investigaão em curso. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5616
ISSN: CDD 371.337
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleber Gomes de Brito.pdfPDF - Kleber Gomes de Brito3.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.