Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Título: Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações
Autor(es): Ramos, Carolina Soares
Palavras-chave: Informática na educação
Objeto de aprendizagem
Ensino de Matemática
Data do documento: 25-Out-2012
Resumo: As tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida, inserida em setores do lazer, entretenimento e ainda timidamente na educação. Cada vez mais estão sendo produzidos materiais que ajudam a escola a inserir os recursos computacionais na sua proposta didática pedagógica. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa exploratória e de intervenção colaborativa. Apresenta a construção e aplicação de um Objeto de Aprendizagem - OA, direcionado para o conteúdo de frações na disciplina de matemática, seguindo as recomendações propostas pela Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED. O objetivo geral desse estudo é investigar sobre os processos de aprendizagem na relação entre o computador e a matemática, tendo em vista que, a linguagem do Objeto de Aprendizagem pode evidenciar caminhos significativos no aprendizado dos alunos. E como objetivo específico, verificar se o OA desenvolvido contribuiu no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente no conteúdo de frações, favorecendo uma relação com o cotidiano, ao envolvermos problemas. Como forma de avaliarmos a eficácia desse OA, desenvolveu-se uma pesquisa de campo no Telecentro Comunitário de Inclusão Digital da UEPB, com 15 participantes, na faixa etária entre nove e quinze anos. Como resultado verificou-se que o OA obteve grande aceitação entre os participantes favorecendo aprendizagem de frações e a possibilidade de aplicação em outros conteúdos escolares, ou seja, o aplicativo desenvolvido foi considerado um verdadeiro instrumento digital educativo.
Descrição: RAMOS, C. S. Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/562
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Soares Ramos.pdfCarolina Soares Ramos1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.