Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria de Jesus Dutra de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T13:53:05Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T13:53:05Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5620 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Maria de Jesus Dutra de. O espaço da leiura no ensino fundamental: perspectivas e práticas. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se configura em uma pesquisa bibliográfica como também em um estudo de campo dada à natureza das observações, entrevistas e análises de dados sobre concepções e ensino de leitura de alunos e professor do 5º ano da Escola Municipal Terezinha Garcia Pereira na cidade de Brejo do Cruz, Paraíba, cujo objetivo é discutir a formação de alunos leitores a partir de uma reflexão das práticas de ensino de leitura no ensino fundamental. Deste modo, compreende-se que a escola é um espaço de aprendizagem, valorização e consolidação dos processos de leitura, visto que é a responsável pela prática pedagógica e o desenvolvimento de estratégias que consigam dar conta da elaboração de um ensino de leitura eficaz. Para isto, foi preciso perceber e refletir sobre as forma de como esse ensino se consolida e contribui para a formação do leitor. O trabalho também buscou fazer uma referência aos sentidos da leitura, da escrita e da oralidade fazendo um paralelo com a importância do professor no desenvolvimento da aquisição dessas competências linguísticas. Para isso buscou-se reforço teórico nos estudos de Gontijo (2011); Jouve (2002); Gagliari (1999) e Freire (1989) a fim de subsidiar o entendimento acerca da instrumentalização da leitura como prática diária nas escolas. Espera-se ampliar as discussões no que concerne os processos e práticas de leitura na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O espaço da leitura no ensino fundamental: perspectivas e práticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Jesus Dutra de Oliveira.pdf | PDF - Maria de Jesus Dutra de Oliveira | 673.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.