Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Micaelle Kiara Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:13:00Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:13:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.issn | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5658 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Micaelle Kiara Barbosa de. Educação linguística: monolinguismo, preconceito e diversidade linguística. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho dedica-se à defesa de que a língua não é apenas um código articulado para a comunicação, mas também um símbolo de identidade dos falantes, com funções específicas, seja de expressão do conhecimento, seja de expressão da afetividade e dos valores sociais. Para isso, partimos do pressuposto de que se faz necessário o uso de gramáticas que mostrem a norma-padrão e as outras possibilidades de construções válidas, permitindo ao falante utilizá-las conforme os contextos comunicativos. O que não se pode é reduzir o ensino da norma-padrão como tarefa única em função do prestígio da escrita formal. Deve-se, portanto, considerar o seu ensino nas escolas como um instrumento para incorporar indivíduos estigmatizados às classes de maior prestígio. O presente trabalho tem como fundamentação teórica Bagno (2007), Faraco (2007), Oliveira (2009), Scherre (2005), Geraldi (1996), entre outros, com o intuito de se buscar respaldo teórico que aborde a Educação Linguística, pois necessitamos conhecer as considerações já mencionadas sobre os fenômenos linguísticos e discursivos que cerceiam essa relação, bem como, necessita-se conhecer e praticar a Educação Linguística, começando, portanto, nas salas de aula e perpassando por toda sociedade. Para tanto, iniciaremos a nossa pesquisa de natureza descritiva/ observacional de base qualitativa, em seguida faremos uma coleta de dados a partir do referencial teórico e finalizaremos com algumas considerações acerca dos dados obtidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Diversidade linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Educação linguística: monolinguismo, preconceito e diversidade linguística | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Micaelle Kiara Barbosa de Oliveira.pdf | PDF - Micaelle Kiara Barbosa de Oliveira | 548.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.