Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5658
Título: Educação linguística: monolinguismo, preconceito e diversidade linguística
Autor(es): Oliveira, Micaelle Kiara Barbosa de
Palavras-chave: Educação
Preconceito
Diversidade linguística
Linguagem
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este trabalho dedica-se à defesa de que a língua não é apenas um código articulado para a comunicação, mas também um símbolo de identidade dos falantes, com funções específicas, seja de expressão do conhecimento, seja de expressão da afetividade e dos valores sociais. Para isso, partimos do pressuposto de que se faz necessário o uso de gramáticas que mostrem a norma-padrão e as outras possibilidades de construções válidas, permitindo ao falante utilizá-las conforme os contextos comunicativos. O que não se pode é reduzir o ensino da norma-padrão como tarefa única em função do prestígio da escrita formal. Deve-se, portanto, considerar o seu ensino nas escolas como um instrumento para incorporar indivíduos estigmatizados às classes de maior prestígio. O presente trabalho tem como fundamentação teórica Bagno (2007), Faraco (2007), Oliveira (2009), Scherre (2005), Geraldi (1996), entre outros, com o intuito de se buscar respaldo teórico que aborde a Educação Linguística, pois necessitamos conhecer as considerações já mencionadas sobre os fenômenos linguísticos e discursivos que cerceiam essa relação, bem como, necessita-se conhecer e praticar a Educação Linguística, começando, portanto, nas salas de aula e perpassando por toda sociedade. Para tanto, iniciaremos a nossa pesquisa de natureza descritiva/ observacional de base qualitativa, em seguida faremos uma coleta de dados a partir do referencial teórico e finalizaremos com algumas considerações acerca dos dados obtidos.
Descrição: OLIVEIRA, Micaelle Kiara Barbosa de. Educação linguística: monolinguismo, preconceito e diversidade linguística. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5658
ISSN: CDD 410
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Micaelle Kiara Barbosa de Oliveira.pdfPDF - Micaelle Kiara Barbosa de Oliveira548.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.