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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barros, Joseane Batista Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:14:14Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5660 | - |
dc.description | BARROS, Joseane Batista Azevedo. As vozes do discurso hegemônico no plano nacional de educação em direitos humanos: uma análise dialógica do discurso. 2014. 69f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a temática das vozes discursivas hegemônicas inseridas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), precipuamente na seção referente ao Ensino formal sob o enfoque da análise dialógica do discurso de Mikhail Bakhtin. O objetivo desse estudo foi analisar os condicionantes discursivos do PNEDH, no tocante aos preceitos e metas para a educação básica sob o enfoque do dialogismo bakhtiniano. Elegeu-sea pesquisa documental, a qual se vale de informações assistemáticas. Na fundamentação teórica utilizou-se os seguintes autores: Bakhtin (2002), Santos (2013), Brait (2005), Faraco (2009), entre outros. Os resultados obtidos da análise interpretativa do PNEDH, correlacionado com a análise discursiva dialógica apontam que não se pode olvidar que a educação em direitos humanos é propagada pelos preceitos liberais, a exemplo do princípio do mérito, da igualdade formal e da diversidade que reforçam o discurso excludente e desigual. Por isso, faz-se necessário a implementação de um modelo de educação em direitos humanos para a construção de uma sociedade que reconheça a alteridade, o respeito e aceitação do outro, mediante os processos de ensino-aprendizagem participativos e ativos, gerando a consciência e a reflexão, as quais permitam aos alunos assumir atitudes de luta e de transformação de sua realidade social. Conclui-se que o PNEDH defende uma concepção hegemônica dos direitos humanos, pois considera tão só as diretrizes da política estatal liberal, bem como centrou-se no discurso da reformulação curricular e no projeto político-pedagógico, propondo a educação em direitos humanos, como uma prática isolada e paliativa na escola pública. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Eliete Correia dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Plano nacional de educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.title | As vozes do discurso hegemônico no plano nacional de educação em direitos humanos: uma análise dialógica do discurso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Joseane Batista Azevedo Barros.pdf | Joseane Batista Azevedo Barros | 730.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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