Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5661
Título: A evolução da educação em Rio Tinto no período de 1930 a 1950
Autor(es): Lima, Carlos Alberto de
Palavras-chave: Rio Tinto
Educação
Patrimônio industrial
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Rio Tinto, cidade localizada no Estado da Paraíba, foi fundada pela Companhia de Tecidos Rio Tinto em 1917. O encerramento das atividades industriais na década de 1990 e o posterior abandono das instalações industriais têm provocado a destruição de referências relacionadas à memória e à identidade da comunidade local. A ausência de medidas de proteção adequadas, o patrimônio histórico da cidade foi e ainda está fortemente ameaçado. Atualmente com fechamento total das atividades fabril, o espaço foi relocado uma pequena parte para o funcionamento do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo deste trabalho é explorar o rumo da educação como fonte de promoção do patrimônio industrial da cidade de Rio Tinto. Buscou-se, em um primeiro momento, refletir sobre possíveis contribuições da educação acadêmica em serviço do patrimônio industrial. Posteriormente, almejou-se analisar todo o processo de desenvolvimento do sistema educacional nos períodos dos anos 1930 a 1950 no intuito de compreender a importância do desenvolvimento deste processo associado a criação de um currículo acadêmico que valorize e enriqueça o patrimônio cultural da cidade de Rio Tinto e que seja capaz de promover a valorização e a proteção do patrimônio histórico-industrial da cidade que a princípio foi criada com essa finalidade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa.
Descrição: LIMA, Carlos Alberto de. A evolução da educação em Rio Tinto no período de 1930 a 1950 . 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5661
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alberto de Lima.pdfCarlos Alberto de Lima1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.