Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5662
Título: O papel do professor(a) na leitura e na escrita dos alunos do 3º ano de ensino fundamental da escola estadual professora Concita Barros em João Pessoa/PB
Autor(es): Sousa, Maria Lúcia da Silva
Palavras-chave: Professor
Leitura/Escrita
Aprendizagem
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo incorporar práticas de leitura e escrita, fazendo uma abordagem geral sobre a interferência dessa ação no contexto escolar, possibilitando diversas interações na construção do aprendizado em consonância com os referenciais teóricos que estreitou caminhos para que a reflexão acontecesse e o ensino-aprendizagem da leitura e escrita se tornasse algo prazeroso. O foco deste trabalho foi direcionado aos alunos (as) do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Concita Barros, que visa promover atividades integradas à leitura, compreensão, escrita, entrevista, pesquisa. Tais competências são uma das condições fundamentais para o exercício pleno e crítico da cidadania. Após todo o estudo feito com a turma entre análise e reflexões sobre o processo de aprendizagem com vista a temática da leitura e escrita, foi pesquisado em referenciais teóricos que sugeriam proposta de como adentrar nesse universo escolar. O estudo versou a partir de Freire (1989; 1996), Martins (1991), Jobim (1994), entre outros.
Descrição: SOUSA, Maria Lúcia da Silva. O papel do professor(a) na leitura e na escrita dos alunos do 3º ano de ensino fundamental da escola estadual professora Concita Barros em João Pessoa/PB . 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5662
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lúcia da Silva Sousa.pdfMaria Lúcia da Silva Sousa1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.