Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Maria do Socorro Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:19:18Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:19:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5668 | - |
dc.description | BARRETO, Maria do Socorro Guedes. O papel do professor no processo de aquisição da leitura no 5º ano de ensino fundamental. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O papel do professor não é mais o de ensinar, mas o de oferecer estímulos e desa-fios à criança, para que ela faça suas próprias descobertas. Este trabalho monográ-fico trata do papel do professor no processo de aquisição leitura no Ensino Funda-mental. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Navarro Filho, no bairro Valentina Figueiredo I, em João Pes-soa e teve o objetivo de investigar a importância do docente na aquisição e aprimo-ramento da leitura em uma turma do 5º ano. No que diz respeito à compreensão dos pressupostos teóricos metodológicos que fundamentam os diferentes modelos ou paradigmas do papel do professor no processo de leitura, utilizamos as contribui-ções de autores como Massini-Cagliari e Cagliari (1999), Campos (2012), Castro Gomes (2009), Soares (2003), Ferreiro e Teberosky (1999), dentre outros. O que se observa é que o papel do professor no processo de leitura vem sendo cada vez mais motivo de discussões na área de educação nos últimos tempos. Para que pudésse-mos chegar mais próximo do que realmente acontece no ambiente escolar, aplica-mos um questionário com professores do Ensino Fundamental abordando a forma como ele está assumindo o seu papel de mediador entre o conhecimento e o aluno através do enfrentamento das dificuldades de leitura apresentadas pelo aluno. Após a obtenção dos resultados realizamos uma discussão sobre os mesmos, para que pudéssemos a realidade em nosso campo de pesquisa. Concluímos que o ambiente escolar deve ser rico em estímulos, pois ele é que irá propiciar à criança oportunida-des para seu desempenho como leitor possa ser estimulado, de modo que ele con-siga observar, comparar, pensar, verbalizar e elaborar as suas próprias conclusões acerca daquilo que está lendo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O papel do professor no processo de aquisição da leitura no 5º ano de ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Guedes Barreto.pdf | Maria do Socorro Guedes Barreto | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.