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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Maria Tereza de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:23:18Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5670 | - |
dc.description | BARBOZA, Maria Tereza de Jesus. Os conselhos escolares e a democratização da escola: a educação básica em Aguiar-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O termo gestão significa administrar, governar, dirigir. De alguns anos para cá tem crescido no Brasil um movimento pela busca da qualidade. No âmbito da educação, esta busca está relacionada, entre outros à gestão democrática do ensino público. A Gestão Democrática pode ser definida como uma forma de gestão que privilegia a participação e democracia com todos os sujeitos envolvidos. No caso da educação, seriam pais, professores, funcionários, diretores e diversos segmentos da comunidade, denominado de Conselhos Escolares. Nossos objetivos serão mostrar que papel o conselho exerce para a melhoria pedagógica e a integração da escola e da comunidade; Apresentar a historicidade da gestão democrática; Desenvolver uma abordagem acerca dos conselhos escolares; Identificar os conselhos escolares na democratização da escola: E.E.E.M. Agenor Mendes Pedrosa. A metodologia empregada foi um estudo bibliográfico com o propósito de constituir um referencial teórico sobre o tema, onde utilizamos os autores : Brasil (2004), Ferreira (1995), Fonseca (1997), Melo (2000), Paro (2005), entre outros; Realização de uma análise escrita atentando para a importância do tema enfatizado de forma teórica; Organização do estudo em texto escrito, para atender a seleção das informações que deverão conter no trabalho.Fizemos, também a aplicação de um questionário aos professores, para coleta de dados, e para melhor compreensão dos dados, foram distribuídos em gráfico e tabela. A gestão democrática eficiente dos recursos públicos destinados à educação pode, além de promover maior qualidade no ensino, também promover o pleno exercício da cidadania a todos os envolvidos neste processo. No entanto, para se efetivar de maneira satisfatória, uma gestão financeira democrática da educação implica, antes de tudo, em uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José do Egito Negreiros Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação escolar | pt_BR |
dc.title | Os conselhos escolares e a democratização da escola: a educação básica em Aguiar-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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