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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria Luceny Leite-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:27:42Z-
dc.date.available2014-10-16T16:27:42Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.issnCDD 371.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5671-
dc.descriptionPEREIRA, Maria Luceny Leite. Cotidiano escolar, práticas docentes e relação professor/alno: a inter-relação significativa. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, inicialmente, no Capítulo I, discute, teoricamente, o cotidiano escolar enquanto lugar de produção de saberes, de relações, inter-relações etc., objetivando problematizar o que caracteriza a vida escolar cotidiana, bem como os elementos específicos da instituição escolar e como tais elementos se articulam –ou não –com outras esferas da vida cotidiana. Também apresentaremos, brevemente, como as pesquisas sobre o cotidiano ocorreram no Brasil, apresentando algumas tendências que perpassaram esses estudos, para, finalmente, construirmos uma relação entre cotidiano escolar e cultura. Posteriormente, considerando que nossa principal intenção é problematizar e/ou apreender os processos que constituem o cotidiano escolar, enquanto lugar de produção de saberes e práticas docentes, de relações entre professores e alunos, lutas, resistências e aprendizagens, no Capítulo II, sobre saberes e práticas docentes, consideramos os desafios presentes na formação dos professores como pauta de discussão teórica. Aqui, então, será apontado o saber docente como sendo uma importante categoria de análise, que possibilita a busca do conhecimento e do entendimento da cultura escolar, da prática pedagógica, enfim, dos saberes de que se utilizam os professores em seu cotidiano. Finalmente, no capítulo III, constatando que uma das características dos seres humanos é a sua capacidade de se relacionarem, e que, na maioria das vezes, essas relações são “enigmáticas”, apresentamos a relação professor/aluno no cotidiano escolar como permeada de realidades bastante complexas. Ora, assim, como em todas as relações humanas, a relação professor/aluno está recheada de interesses de ambas as partes Porém, esses interesses devem se realizar no âmbito da interação entre esses sujeitos no cotidiano escolar, considerando ser necessária esta interação para a produção de comportamentos e conhecimentos que contribuam, qualitativamente, com o espaço social em que estes estão inseridos. Dessa forma, podemos dizer que a interação estabelecida na relação professor/aluno é definida por alguns elementos específicos, entre estes estão: os modelos de ensino adotados, as práticas pedagógicas utilizadas, o meio social em que estes sujeitos estão inseridos, entre outros elementos que são decisivos para o estabelecimento de uma boa relação ensino/aprendizagem. Para interpretar este “enigma” da relação professor/aluno é necessário buscar compreender o espaço do professor e o espaço do aluno, os métodos e práticas pedagógicas, o comportamento e os resultados dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ísis Maria Barbosa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRelação professor/alunopt_BR
dc.titleCotidiano escolar, práticas docentes e relação professor/aluno: a inter-relação significativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

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