Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5676
Título: Exílio, humor e interculturalismo en La Tesis De Nancy, de Ramón J. Sender
Autor(es): Figueiredo, Rute Rávilla Alves Ferreira da Silva
Palavras-chave: Análise Literária
Exílio
Novela
Humor
Interculturalismo
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise das influências literárias herdadas pela obra La Tesis de Nancy, de Ramón Sender, publicada em 1962, destacando alguns elementos que ressaltam as particularidades dessa obra. Para tanto, abordamos desde as contribuições de Alonso Zamora Vicente (2003), quem nos explica o que é a novela picaresca e seus tipos de pícaro; Henri Bergson (2011), com seu texto La risa. Ensayo sobre el significado de La comicidad; Jose Antonioe García Fernández (2000) e Steven L. Turner (2001) sobre a novela senderiana em geral, e mais especificamente sobre a novela em análise. Como este escrito também pretende mostrar as relações entre La tesis de Nancy, o exílio e o interculturalismo, realizamos uma aproximação a Las reflexiones sobre el exilio de Edward Said Said (2005) que deixa claro como um exilado vê os problemas de sua pátria e os da sociedade em que agora se encontra; e o trabalho de Bernardin Ngala (2014) sobre o interculturalismo. Pretendemos explicitar, neste trabalho, o humor decorrente de situações em que a personagem principal, Nancy, sofre preconceito por causa da sua falta de conhecimento nos aspectos linguísticos, sociais e culturais da sociedade em que se encontra temporariamente, bem como as consequências do diálogo entre duas culturas.
Descrição: Figueiredo, R. R. A. F. da S. Exílio, humor e interculturalismo en La Tesis De Nancy, de Ramón J. Sender. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5676
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rute Rávilla Alves Ferreira da Silva Figueiredo.pdfRute Rávilla Alves Ferreira da Silva Figueiredo9.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.